Raças de cães que podem se adaptar melhor para serem criadas junto com crianças

Coments 0

Não é de hoje que sabemos do interesse/curiosidade da maioria das crianças pelos cães, só que se este contato não for bem mediado por um adulto, esta relação estará fadada ao fracasso, pois as crianças em determinada fase da vida não tem noção do que é certo ou errado ainda, e cabe aos adultos ensinarem à elas como tratar os cães, com carinho, delicadeza e respeito, já que estes agem por instinto e dependendo da brincadeira vão achar que é um ataque e por defesa acabam atacando as crianças.

Geralmente os cães e as crianças que convivem juntas tem muita energia, então os adultos deverão se comprometer em educar duas crianças ao mesmo tempo. Terão que ter fôlego, pois não só as crianças deverão ser ensinadas/educadas para lidar com estes, mas os cães também deverão ser adestrados/educados para evitar ao máximo um conflito nesta relação.

A escolha de uma raça ideal é bem complexa, pois a que seria ideal para uma criança x não significa que será para um criança y, tudo vai depender do temperamento de determinada criança e das características de algumas raças. O que podemos fazer é colocar em análise as características de algumas raças que já foram estudadas e que tiveram um alto percentual de aprovação quando criadas em ambientes com crianças.

Quando for optar por uma raça canina leve em conta algo muito importante antes de outros aspectos, que os cães não devem ser escolhidos apenas por sua beleza, isto não significa que os cães feios serão os ideais. O importante é analisar o comportamento de cada raça e observar se estas virão a se adequar ao ritmo de vida da sua família no futuro.

Os fatores à serem levados em conta ao selecionar um cão para seu filho(s) são:


1.    Tipo de ambiente em que o animal passará seus dias, ou seja, se este será criado dentro de casa ou no quintal; se este ficará sozinho durante o dia ou não e se terá uma espaço físico condizente com seu tamanho, para que o mesmo possa brincar, fazer cocô e xixi.


2.    Saber qual tipo de comportamento o futuro proprietário quer deste animal, no caso, se vão querer um cão que seja mais quieto (sedentário), ou cheio de energia para gastar; se serão fáceis de serem treinados; se os futuros donos vão querer um animal tipo independente ou que necessite muito deles; se estes serão apenas para companhia e que conviva bem com as crianças ou terão que fazer a segurança da casa;


3.    Avaliar as características físicas das raças, no que diz respeito ao tamanho (mini, pequeno, médio, grande e gigante); ao tipo de pêlo (curto, comprido, se os pêlos caem ou se vão necessitar de tosas periódicas...) e o tempo médio em que viverão, pois cada raça tem uma média de vida.


4.    Levar em consideração o sexo dos cães, pois os machos urinam em qualquer lugar para demarcar sua área, já as fêmeas entrarão no cio e suas secreções (sangue) poderão sujar sua casa, mas para este problema existem calcinhas higiênicas que podem ser compradas em pets shops, ou ainda estas poderão ser castradas.

Após ter consciência dos fatores mencionados acima, os futuros proprietários deverão buscar conhecimento sobre as variadas raças, através de uma pesquisa, seja apenas lendo sobre estas ou buscando opiniões, de pessoas que criam determinadas raças, de adestradores e de veterinários. Mesmo que cada tipo de pesquisa mostre uma visão diferente quanto a mesma raça, o que importa é que de maneira geral você conseguirá ter uma boa base quanto a raça em questão.


Alguns aspectos devem ser levados em conta quanto ao futuro relacionamento dos cães com seu (s) filho(s), estes animais deverão ser obedientes, de porte pequeno ou médio, isto para que as crianças não sejam derrubadas e acabem se machucando. É interessante que seja adquirido cães jovens, pois toleram mais as brincadeiras e de pelagem curta, pois as crianças adoram puxar o pelos destes, e alguns podem ficar bravos mesmo tendo um comportamento dócil.


Aqui temos algumas sugestões de raças que geralmente vem se mostrando boas para serem criadas em contato com crianças, são elas:


a) Poodle
b) Collie de pêlo curto
c) Labrador, apesar do porte grande, tem um temperamento muito dócil
d) Cocker Spaniel Inglês
e) Buldogue Inglês
f) Buldogue Francês
g) Beagle
h)Terrier Brasileiro (Fox Paulistinha)
i) Boxer
j) Maltês
l) Bichon Frisé
m) Pug
n) Shih-Tzu
o) Vira-latas, o único problema é que não tem como se estimar o tamanho que este terá quando adulto, mas são ótimos para conviver com crianças.

Diante do que foi dito, lembre – se, que ao ver um cão lindo em pets shops para ser vendido ou doado, não significa que este será aquele que atenderá suas necessidades como animal de estimação, por isso pesquise e avalie bem a raça que você pretende ter, pois o terá por longos anos. Nunca esqueça que para ter um animal de estimação além dos fatores aqui mencionados deverá ser levada em consideração a "POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS DOMÉSTICOS". Vale a pena ler o artigo sobre este tema aqui neste site, é importante lê-lo também antes de adquirir seu cãozinho.

 

Lenise Tormena
Médica Veterinária, pós-graduada em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vigilância Sanitária.
Voltar

Nenhum comentário
Postar um novo comentário


Hotéis para seu cachorro


Artigos

Coments
0
Raças de cães que podem se adaptar melhor para serem criadas junto com crianças
Não é de hoje que sabemos do interesse/curiosidade da maioria das crianças pelos cães, só que se este contato não ...

Coments
0
Curiosidades interessantes sobre os cães
Cada espécie animal com suas diversas raças têm suas peculiaridades, e com os cães não é diferente, eles também tem ...

Coments
3
Planos de saúde animal estão mais acessíveis
Nem todos sabem, mas já existe plano de saúde animal e este tipo de serviço foi regulamentado em 1998 pelo ...

Coments
6
Posse responsável de animais domésticos
Sabe-se que um animal domesticado tem mais dificuldades para se virar sozinho, ou seja,  para conseguir sua própria alimentação e ...

Coments
2
Dicas e documentação necessária para viajar com cães e gatos
Existem proprietários que não gostam de ficar separados de seus animais de estimação, nem mesmo quando a viagem é curta, ...
Veja mais artigos
Últimos cadastradso
,
,
NoLiCgoJFyQSZ
NoLiCgoJFyQSZ
nxCVsTlJoDlIvId,
,