Curiosidades interessantes sobre os cães

Coments 0

Cada espécie animal com suas diversas raças têm suas peculiaridades, e com os cães não é diferente, eles também tem seus atributos e particularidades específicas.
Existem inúmeras peculiaridades relacionadas aos cães, mas têm algumas bem curiosas e interessantes de conhecer. São as seguintes:

1- Nós podemos não notar, mas os cachorros chegam a exibir umas 100 expressões faciais, se os observarmos atentamente vamos perceber que às vezes estão tristes, preocupados, bravos, pensativos, cansados, felizes e por vezes os pegamos sorrindo para nós, mostrando os dentes e tudo, lógico que neste caso eles não estarão rosnando, mas podem até emitir certos sons amigáveis. Uma curiosidade é que os Bulldogs e Pitbulls exibem apenas 10 expressões e por este motivo acabem sendo mal interpretados pelos outros cães, ocorrendo alguns desentendimentos.

2- Quanto ao cão sonhar ou não, ainda tem dividido muito os especialistas no assunto, mas é provável que sim, devido a sua agitação quando dorme, às vezes soltam um som parecido com choro, latem bem baixinho, as pálpebras se movimentam e movimentam bastante os membros, parecendo tremores. Dizem que, se este cão sonha, com certeza estará sonhando com odores, pois o olfato é o sentido mais apurado nestes, já nós sonhamos com imagens devido a um dos sentidos mais importantes, a nossa visão.

3- Algo interessante é que existem cães que sofrem com os sintomas de depressão e que também acabam desenvolvendo inúmeras doenças comuns a nós seres humanos como, diabetes, hepatite, catarata, entre outras.

4- Os cães também são curiosos assim como nós, sendo uma característica importante para sua sobrevivência, pois a associação entre coragem e curiosidade pode levar os cães a descobrirem coisas novas para sua melhoria de vida ou não, o que é pior, às vezes esta associação os leva à morte por se meter onde não são chamados.

5- Saiba que os cães deitam de barriga para cima como um sinal de confiança e respeito. Isto é apenas um sinal de submissão, o que é comprovado devido a estes oferecerem o pescoço desprotegido para seu dono.

6- Cães usados para fazer a segurança de pessoas e locais são geralmente os das raças que tem a mordida mais forte como: Fila Brasileiro, Rottweiller e Mastim Inglês, pois estes possuem a mandíbula curta e forte, funcionando bem como um alicate.

7- Os cães mais inteligentes são por ordem: Border, Pastor Alemão, Poodle, Golden Retriever, Dobermann e Pinsher.

8- Os cães possuem 4 sentidos, diferentes de nós que possuímos 5. São eles: olfato - os cães possuem 10 vezes mais células olfativas (200 milhões) que nós, por isso são ótimos farejadores, sendo esta característica uma das mais importantes para nos ajudar, resgatando pessoas desaparecidas, até mesmo depois de 3 dias do fato ocorrido e encontrando drogas; audição - as orelhas dos cães podem se mexer independente uma da outra, isto para localizar algum ruído específico. Por conseguirem ouvir freqüências mais altas que nós podem localizar um som a uma distância até 4 vezes maior que nós; visão - este sentido nos cães é privilegiado por poder enxergar algo em movimento, mesmo estando longe e quase sem iluminação, mesmo assim não conseguem enxergar muitas cores, alguns estudos mostram que podem reconhecer com pouca nitidez, o azul, o amarelo e o cinza, e ainda confundem o verde com o vermelho. Quando estão perto de algo preferem utilizar o olfato; e paladar - os cães possuem poucas células gustativas, que são responsáveis pelo paladar, portanto estes não são nada seletivos quanto ao sabor dos alimentos e aceitam vários tipos de sabores.

9- O cachorro só lambe outro se gostar do mesmo, é um gesto de carinho. O mesmo ele faz com seu dono quando o lambe, é uma forma de demonstrar carinho, por isso, não custa nada retribuir o gesto, passando – lhe a mão no pescoço, coçando-lhe a cabeça...

10- Se você quer educar um cão, pegue-o pelo estômago, literalmente, os cães de forma geral adoram ser recompensados com alimentos. Já notou que quando os chamamos pelo nome para comer eles chegam rapidinho?

11- É normal os cães comerem grama, faz parte do instinto de sobrevivência que vem dos seus antepassados onde viviam sem interferência humana, quando não se sentiam bem com algo ingerido comiam mato para vomitar e acabavam melhorando e este hábito acabou sendo passado para as futuras gerações, como que ficasse impresso em seu DNA, ou seja, é genético.

12- Nós suamos por todo corpo, isto porque temos inúmeras glândulas sudoríparas, que são responsáveis por regular a temperatura do nosso corpo. Já os cães possuem glândulas sudoríparas apenas nas patas, então precisam contar com a ajuda da respiração e do focinho para fazer a perda de calor e regular a temperatura corporal e não ter uma insolação, principalmente no verão. Por isso, é comum vermos os cães respirando rapidamente pela boca (arfando) fazendo o resfriamento através de um processo de ventilação, por isso nem sempre que um cão estiver com a boca aberta estará com sede, estará apenas "suando", o papel do focinho neste processo é o de regular a temperatura através de sua umidade (focinho molhadinho e gelado). Os cães de focinho curto como o Bulldog e Pug, acabam sofrendo mais no calor.


13- É expressamente proibido oferecer chocolates aos cães, existe um ingrediente chamado teobromina na composição destes que estimula demais o músculo cardíaco e o sistema nervoso central, levando o animal à morte. Estudos realizados demonstraram que 146 gramas de chocolate podem matar um cão de 22 kg.


14- Para se divertir existem cães que tem o costume de correr atrás do próprio rabo, isto alivia a ansiedade ocupando seu tempo, e para quem acha que eles não são inteligentes se engana, pois eles usam sua criatividade para se livrar de algo entediante. O dono deve observar se esta ação é rotina e contínua, pois poderá torna-se um problema compulsivo e estes precisarão de tratamento especializado, consultando um veterinário.

Existem muito mais particularidades específicas e próprias dos cães, mas estas já citadas, além de curiosas podem nos ajudar a entender e tratar melhor nossos cães, sempre com muito carinho e respeito.



 

Lenise Tormena
Médica Veterinária, pós-graduada em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vigilância Sanitária.
Voltar

Nenhum comentário
Postar um novo comentário


Hotéis para seu cachorro


Artigos

Coments
0
Raças de cães que podem se adaptar melhor para serem criadas junto com crianças
Não é de hoje que sabemos do interesse/curiosidade da maioria das crianças pelos cães, só que se este contato não ...

Coments
0
Curiosidades interessantes sobre os cães
Cada espécie animal com suas diversas raças têm suas peculiaridades, e com os cães não é diferente, eles também tem ...

Coments
3
Planos de saúde animal estão mais acessíveis
Nem todos sabem, mas já existe plano de saúde animal e este tipo de serviço foi regulamentado em 1998 pelo ...

Coments
6
Posse responsável de animais domésticos
Sabe-se que um animal domesticado tem mais dificuldades para se virar sozinho, ou seja,  para conseguir sua própria alimentação e ...

Coments
2
Dicas e documentação necessária para viajar com cães e gatos
Existem proprietários que não gostam de ficar separados de seus animais de estimação, nem mesmo quando a viagem é curta, ...
Veja mais artigos
Últimos cadastradso
,
,
,
Park Dog - Brasília
Park Dog - Brasília
Lago Oeste,