Dicas e documentação necessária para viajar com cães e gatos

Coments 2

Existem proprietários que não gostam de ficar separados de seus animais de estimação, nem mesmo quando a viagem é curta, querem curtir cada momento com eles, nem que para isso cada um tenha seu hotel para pernoitar, pois não são todos os hotéis que aceitam animais. Por isso é bom se planejar com antecedência, fazer sua reserva em um hotel e a reserva de seu animal de estimação em um hotel próprio para animais, só para passarem às noites, pois durante o dia vocês podem fazer passeios juntos.


Outras providências devem ser tomadas como:


1- TIPO DE TRANSPORTE: definir se a viagem será de carro, avião ou ônibus, observando os cuidados básicos para cada tipo, seguindo a legislação de trânsito e as exigências das companhias aéreas e empresas de ônibus, por fim devem ficar atentos quanto a documentação necessária dos animais de estimação que deve estar de acordo com o tipo de viagem, se nacional (viagem doméstica) ou internacional.


1.1- VIAGEM DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DE CARRO


- Cuidados básicos durante a viagem de carro


Os cães devem ficar sem alimentação por pelo menos 4 horas antes de viajar e podem beber água até 1 hora antes da viagem. No caso de gatos, estes devem ficar sem alimentação 2 horas antes da viagem;


O destino e a duração da viagem vão indicar quantas vezes o proprietário dos animais deve parar, para que estes possam fazer suas necessidades fisiológicas (cocô e xixi), descansar e tomar água para se reidratarem. Leve sempre água no carro;

Talvez seja necessário que um veterinário receite um calmante natural para que os animais tenham uma viagem mais calma e até um medicamento para que estes não enjoem;
Existem fraldas para uso veterinário, o que pode evitar situações desagradáveis com mal cheiro;
É importante que a viagem de carro seja feita nos horários mais frescos do dia, se for no verão é interessante viajar pela manhã;
No carro é importante que estejam a guia, coleira, focinheira e sacos para recolher o cocô durante as paradas;
Os proprietários devem cuidar para que os animais não viagem soltos no carro, pois é proibido por lei, eles devem viajar no banco de trás levando em conta seu bem-estar e segurança, devendo ser utilizado os cintos de segurança para animais ou as caixas para transporte de animais que é a melhor opção para os gatos. As caixas para transporte e cintos de segurança são encontradas em pets shops;
Não esquecer de identificar os animais, colocando neles uma plaquinha ou medalha no pescoço contendo nome e telefone do proprietário.


- Legislação para o transporte de animais de estimação em carros


A lei que regulamenta o transporte de animais em veículos é a Lei nº 9.503/1997.
O artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que é proibido transportar os animais nas partes externas do veículo, a não ser que seja autorizado pelas autoridades de trânsito. Quem é pego cometendo infração deste artigo estará cometendo uma falta grave o que acarretará em multa e 5 pontos na carteira de habilitação.
Já o inciso II do artigo 252 da referida Lei estabelece que, o transporte de animais à esquerda do motorista ou entre seus braços e pernas é proibido. A falta é considerada média, sendo cobrada uma multa por esta infração. O animal deve ser transportado no banco de trás e à direita do motorista.


- Documentação necessária para os animais viajarem de carro


No caso de cães e gatos que viajam pelo Brasil de carro é necessário os seguintes documentos:
Um atestado de sanidade animal fornecido por um veterinário até 3 dias antes da data da viagem;
Carteira de vacinação contra várias doenças, por exemplo a vacina Óctupla;
Certificado de vacinação anti-rábica, a mesma tem que ter sido aplicada num período de 30 dias ou mais.


1.2- VIAGEM DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DE AVIÃO


- Cuidados básicos para ter uma viagem aérea sem problemas


A companhia aérea deve ser consultada para saber quais as exigências e condições em que os animais serão transportados, saber ainda se é necessário fazer reserva;
Os donos de animais devem saber que para transportar animais a cobrança é feita de acordo com o excesso de peso e não pode ser incluindo na franquia de bagagem do passageiro;
As pessoas devem saber que os Cães-guia não pagam taxas e devem ir junto com o dono no avião;
É importante agendar vôos sem escalas, evitando assim que os animais sejam perdidos por acidente;
Levar uma foto do animal que está sendo transportado, pois em caso de perda do mesmo pela companhia aérea, a foto poderá ajudar a achá-lo;
Como cada companhia aérea tem suas próprias regras é importante saber que os animais de uma forma geral devem ser transportados em contêineres de fibra de vidro com tamanho adequado no compartimento de carga dos aviões, mas podem também serem transportados juntamente com o dono na cabine do avião, lógico que em caixas próprias para animais, e isto vai depender das normas da companhia em questão;
Os animais devem ser alimentados antes da partida e na chegada, sem excessos para evitar que enjoem durante a viagem;
Existem companhias aéreas que exigem que os animais sejam sedados, tendo mais vantagens do que desvantagens, pois dormindo estes não se sentirão ansiosos e nem ficarão agitados/estressados devido ao confinamento.


1.2.1- Viagem nacional de avião


- Documentação necessária para viagem nacional


É necessário o atestado de sanidade animal, especificando a raça, o nome, origem do animal, nome do proprietário e carteira de vacinação contra pelo menos 8 doenças, fornecida por um veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Em casos de animais com no máximo 4 meses de idade só será necessário o atestado de sanidade, mas para animais acima de 4 meses será necessário também o certificado da vacinação anti-rábica, a qual deve ser aplicada pelo menos 30 dias antes da viagem.
O Guia de Transporte Animal (GTA) deixou de ser exigido para viagens nacionais com cães e gatos, por isso é necessário apresentar o atestado de sanidade animal antes do embarque, este atestado deve ser requerido no máximo 3 dias antes da viagem.
O GTA se faz necessário ainda para viajar com peixes ornamentais e  animais de pequeno porte, como o hamster e a chinchila.


1.2.2- Viagem internacional de avião


Para viajar com animais para o exterior uma primeira providência deve ser tomada que é se informar quais são as exigências sanitárias do país que se deseja visitar.


- Documentação necessária para viagem internacional


Será necessário que o proprietário consiga um atestado chamado Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) para fazer uma viagem para o exterior com um animal. Além de ser necessário saber sobre as exigências de entrada de animais no país a ser visitado, é importante saber quais são elas entrando em contato com o Consulado do país para onde se vai.
Tem países que pedem só o CZI, enquanto outros exigem um visto consular.
Essas exigências podem ser bem diferentes, alguns países aceitam apenas o CZI enquanto outros podem exigir um visto consular.
Para trazer animais de outros países para o Brasil será necessário o CZI e o Visto Consular, esta é a exigência sanitária brasileira.
Para conseguir o CZI que é emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é preciso obter o atestado de sanidade animal fornecido pelo veterinário, o qual tem prazo de validade de 3 dias. Já com o atestado em mãos o proprietário de animais deve seguir para uma unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) para conseguir o CZI, o qual tem validade de 10 dias, este prazo poderá ser estendido caso a viagem se prolongue.
O CZI é obtido nos aeroportos de onde sai o vôo internacional, pois é obrigatório uma Unidade do VIGIAGRO nestes locais.
Este Certificado é gratuito e feito na hora, dependendo da demanda e época poderá demorar umas 48 horas para ser emitido.
No momento do embarque e desembarque os documentos exigidos para o trânsito internacional devem ser apresentados juntamente com o animal, aos fiscais do MAPA.
Se faltar alguma documentação exigida para a viagem internacional, o animal deve ser devolvido ao país de origem ficando a responsabilidade inteiramente com a companhia aérea que fez o transporte.
Quanto ao retorno do animal para o Brasil será necessário que os proprietários consigam um CZI no país em que se encontra para voltar, pois o CZI emitido pelos fiscais sanitários brasileiros não terá mais validade, além de ser obrigatório o visto consular conseguido na Consulado Brasileiro antes que o animal embarque.


1.3- VIAGEM DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DE ÔNIBUS


- Cuidados básicos ao viajar com animais de estimação de ônibus


Cães e gatos são aceitos pela maioria das empresas de ônibus, desde que estes viagem em caixas adequadas para o transporte de animais no bagageiro.
Ficar atento ao tempo de jejum do animal que é de pelo menos 4 horas, optar por dar um calmante, e quando o ônibus fizer as paradas necessárias, abrir o bagageiro e oferecer água e tira-lo da caixa para fazer suas necessidades.
Não existe uma norma ou exigências específica para transportar animais em ônibus.


- Documentação necessária para o transporte de animais em ônibus


A documentação necessária para as viagens de ônibus são as mesmas que as pedidas em viagens de carro ou avião, desde que a viagem seja nacional, pelo Brasil. No caso de viagem internacional será necessário o CZI da mesma forma que para vôos internacionais com animais.
- Os documentos são:
Atestado de sanidade animal fornecido pelo veterinário com cadastro no CRMV;
Carteira de vacinação contra diversas doenças, por exemplo a vacina Óctupla;
Certificado de vacinação anti-rábica, a qual deve ter sido aplicada pelo menos 30 dias antes da viagem.


2- BAGAGEM DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO


A bagagem dos animais de estimação deve ser composta de :
•    ração suficiente para os dias em que estiver viajando;
•    levar os medicamentos para o caso de urgência, sempre recomendados pelo veterinário de confiança;
•    levar as vasilhas de comida e de água, os brinquedos favoritos, objetos para o banho, como toalhas e shampoos e por fim a caminha;
•    Não esquecer o recipiente com o preparado sanitário para os gatos;
•    coleira, guia e focinheira se necessário.
Portanto, é importante observar e cumprir as regras para transportar animais de estimação para que não se tenha problemas com a fiscalização animal e possa curtir a viagem com seu animal da melhor maneira possível.

 

Lenise Tormena
Médica Veterinária, pós-graduada em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vigilância Sanitária.
Voltar

2 comentários
Maio/2011
Parabéns pelo post!!! Vou viajar para os EUA no mês que vem e tenho uma yorkshire, a Milu, que está com2 anos, não a deixo sozinha por nada, e estava procurando saber quais os requisitos exigidos para que eu pudesse levá-la junto...O texto é bem claro e esclarecedor...


Nossa, Leticia fico feliz em ter podido ajudá-la quanto a este assunto e obrigada pelo carinho em fazer este comentário. Qualquer dúvida é só perguntar, se eu não souber te responder entro em contato com amigos Veterinários que trabalham no MAPA e no VIGIAGRO que com certeza eles nos ajudarão.

Postar um novo comentário


Hotéis para seu cachorro


Artigos

Coments
0
Raças de cães que podem se adaptar melhor para serem criadas junto com crianças
Não é de hoje que sabemos do interesse/curiosidade da maioria das crianças pelos cães, só que se este contato não ...

Coments
0
Curiosidades interessantes sobre os cães
Cada espécie animal com suas diversas raças têm suas peculiaridades, e com os cães não é diferente, eles também tem ...

Coments
3
Planos de saúde animal estão mais acessíveis
Nem todos sabem, mas já existe plano de saúde animal e este tipo de serviço foi regulamentado em 1998 pelo ...

Coments
6
Posse responsável de animais domésticos
Sabe-se que um animal domesticado tem mais dificuldades para se virar sozinho, ou seja,  para conseguir sua própria alimentação e ...

Coments
2
Dicas e documentação necessária para viajar com cães e gatos
Existem proprietários que não gostam de ficar separados de seus animais de estimação, nem mesmo quando a viagem é curta, ...
Veja mais artigos
Últimos cadastradso
,
,
,
Auqmiauq Petshop
Auqmiauq Petshop
fazendinha,